Este apartamento de 130 m², em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, é o novo lar de Gabriel, seu marido Lucas e da filha Lauren. O morador está em uma nova fase da vida e queria que a casa refletisse esse momento.
Ele procurou então o escritório Estúdio Volume (@estudio.volume), comandado pelo arquiteto Cezar Pires e a engenheira Lais Triboni, para assinarem a reforma completa do imóvel, que durou apenas quatro meses.
O principal desejo do proprietário era que os ambientes pudessem remeter e promover a sensação de calma, leveza e paz, criando então uma atmosfera relaxante por todo apê. Os profissionais buscaram então um equilíbrio entre o estilo industrial leve e o contemporâneo. Para chegar ao resultado, materiais e texturas se misturam na extensão do projeto.
O cimento queimado, as placas cimentícias e as luminárias de trilho aparente remetem ao industrial, enquanto o uso da vegetação e a escolha dos móveis trazem o ar mais contemporâneo.
Mesmo com algumas cores mais escuras, os ambientes permanecem majoritariamente claros, devido à abundante entrada de luz natural e o fechamento de vidro da varanda. A cozinha, predominantemente branca, ajuda a clarear o restante da área social, que está totalmente integrada.
Para a dupla de profissionais, o principal desafio foi compreender o novo estilo de vida do morador e traduzir no projeto a sua personalidade. Gabriel buscou o escritório em um momento em que tudo em sua vida também era novo e, por isso, a mudança de uma casa com sua “cara” foi essencial. A área social comporta o living, a varanda e a cozinha. No primeiro ambiente, os tons de azul aparecem mais intensamente no mobiliário, a fim de trazer volume e pontos focais de cor.
Um dos moradores é chef de cozinha e ama o universo gastronômico. Queria ali um ambiente clean e confortável, para que pudesse aproveitar o espaço ao máximo e garantir bons momentos com a família e os amigos.
A cozinha se tornou também o ambiente favorito dele, onde pode realmente se encontrar. “Ali, consegue conviver, confortavelmente, com quem ele mais ama, na atividade que o faz sentir completo: cozinhar”, finalizam os profissionais.